Quem somos

Somos uma instituição de atendimento terapêutico educativo multidimensional. Atuamos tendo convicção da multiexistencialidade − vivemos várias vidas − e
da evolução contínua de todos os seres que compõem o universo.

No Unimundo CIHB, onde é desenvolvida a Holoterapia Biodinâmica, os recursos da natureza (água, plantas, pedras, pequenos animais), os jardins, as salas especiais de atendimento, os detalhes, os objetos e outros meios, se transformam em fonte de informações, estimulando a autoanálise profunda e proporcionando o contato da pessoa consigo mesma e com uma realidade multidimensional. Técnicas como a projecioterapia, hidroprojeção, filmoterapia, fototerapia, jardinoterapia e técnica da lixeira consciencial entre outras, facilitam, ao lado da predisposição pessoal, a conquista da saúde integral e a evolução consciencial, sendo este o foco essencial de nossa abordagem.

Nosso trabalho também visa o despertamento do parapsiquismo como potencialidade inerente ao ser humano, a vivência da autoterapia contínua como ferramenta para o autoconhecimento e autoenfrentamento e, ainda, o desenvolvimento do amor puro como chave para uma vida plena de harmonia consigo e com os outros.

Objetivos

O Unimundo CIHB foi fundado com os seguintes objetivos:

Produzir conhecimento e tecnologia holoterápica multidimensional, através da prática da Holoterapia Biodinâmica, proporcionando meios para o tratamento integral da consciência.

Desenvolver, aplicar e divulgar a Holoterapia Biodinâmica através de pesquisas, atendimentos, realização de eventos - palestras gratuitas, seminários, simpósios, congressos e outros - e publicações, através de livros, revistas, boletins e outros.

Oferecer tratamento holoterápico a todas as faixas etárias.

A Fundadora


Maria Zuleika Souza da Silva, natural de Bastos – SP, é psicóloga formada pela UNIFEC - Universidade de Formação, Educação e Cultura de São Caetano do Sul, SP, holoterapeuta, fundadora e diretora-presidente do Unimundo - CIHB, onde desenvolve e pesquisa a "Holoterapia Biodinâmica". Este trabalho é resultado da experiência clínica exercida desde 1992, nas cidades de São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Porto Alegre/RS.

Desde criança, Zuleika vivencia experiências conhecidas como parapsíquicas (paranormais). Sem a explicação e compreensão dos fenômenos vivenciados passou por diversos consultórios médicos e centros espíritas em busca de ajuda e esclarecimento.

Estudou os fenômenos projetivos, naturalmente vivenciados por ela, em diferentes religiões. Conheceu a fundo a Doutrina Espírita, seus fundamentos e manifestações. Simultaneamente, passou a desenvolver um trabalho de assistência em diversos locais. Os resultados práticos, contudo, não eram satisfatórios. Segundo Zuleika, os paradigmas religiosos também se mostravam limitados, reduzindo a compreensão dos fenômenos parapsíquicos a experiências espirituais de caráter exclusivamente religioso e dogmático. Percebendo a necessidade de embasar cientificamente o trabalho, decidiu estudar psicologia.

Em 1986 conheceu Waldo Vieira, fundador do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, sendo convidada a tornar-se membro do Conselho. Lá, através de uma proposta mais avançada sobre a multidimensionalidade, despertou os conhecimentos já trazidos em sua holomemória, que a ajudaram a aprofundar as pesquisas que vinha realizando ao longo do tempo. Nos últimos quatro anos que permaneceu na instituição participou do grupo de pesquisa da consciencioterapia. Neste período fundou em São Bernardo do Campo, a Clínica de Integração Humana, onde começou a atuar como terapeuta, ajudando a construir as bases da Consciencioterapia, chegando a publicar o livro "Dinâmica da Consciencioterapia".

Em 1997, Zuleika mudou-se para Porto Alegre e passou a desenvolver uma pesquisa independente, da qual surgiu a Holoterapia Biodinâmica. Iniciou a implantação desta abordagem pioneira e inovadora, no então chamado Espaço Terapêutico Educacional Unimundo, hoje conhecido como Unimundo CIHB (Centro Integrado de Holoterapia Biodinâmica).

Desde que chegou a Porto Alegre, vem dedicando-se exclusivamente a pesquisa e aplicação de atividades terapêuticas, dando origem a essa nova abordagem. Vem também formando equipes de profissionais que estão auxiliando a implantar e divulgar seu trabalho.

Nossa História

O Unimundo foi fundado em Porto Alegre, em 27 de Maio de 1997, com o nome Espaço Terapêutico Educacional Unimundo, no bairro Tristeza, Zona Sul da cidade.

Desde sua inauguração vem desenvolvendo atividades como: Programação Holoterápica Breve; Programação Holoterápica Intensiva; Holoterapia Familiar; Holoterapia Casal Gestante, Tratamento da Desintoxicação Holossomática, além de cursos e workshops abordando diversos temas relacionados às pesquisas dentro da abordagem da Holoterapia Biodinâmica.

Também foram realizadas pela empresa atividades gratuitas no próprio espaço, em órgãos públicos e privados. De 2001 até a presente data, mais de mil e quinhentas pessoas participaram dos eventos promovidos pelo Unimundo CIHB.

O Unimundo CIHB realizou palestras e outras atividades holoterápicas em parceria com instituições e órgãos públicos como: a Fundação da Mulher Gaúcha em Montenegro e Nova Palma/RS; Secretaria Municipal de Educação de Gravataí/RS; HPS - Hospital de Pronto Socorro, Arquivo Público do Estado; Escola Estadual de Ensino Fundamental Profa Marina Martins de Souza, em Porto Alegre/RS; ACIRP em Ribeirão Preto/SP e no CPERS em Santa Maria/RS.

Em 2002, o Unimundo CIHB deu inicío a formação de novos profissionais holoterapeutas, com a abertura do primeiro curso de Formação em Holoterapia Biodinâmica.

Em 2004, o Unimundo passou por modificações, alterando a razão social para Unimundo CIHB - Centro Integrado de Holoterapia Biodinâmica. Neste mesmo ano, foi adquirido um terreno de 22 hectares com mata nativa e recursos de água, sendo uma grande parte de preservação ambiental.

Em 2007, outro ano de mudanças, iniciou-se a implantação da nova matriz neste terreno, que foi inaugurada em Dezembro de 2008. Neste mesmo ano, o Unimundo CIHB adquiriu um novo espaço no bairro Tristeza, onde está sediada a Ofin Flor de Magnólia. Sua inauguração foi em Setembro de 2008.