Uma grande mudança através da Autoterapia

A grande mudança com a vivência da Holoterapia Biodinâmica foi passar a praticar a autoterapia continuamente e conscientemente, através de uma autoanálise profunda, procurando entender cada atitude, sentimento, sensação, manifestação que se apresenta em desarmonia com meus valores e percepção de mundo.

Essa autoanálise é instantânea, e é enriquecida usando como apoio a observação de múltiplos detalhes. Isso envolve procurar sentir, primeiramente no físico, porque é onde tudo se manifesta mais rusticamente. Qualquer pensamento, emoção, aciona mecanismos metabólicos, funcionais, hormonais, que o corpo sente. A partir daí analiso o porquê dessas sensações.

É tudo muito rápido, sendo que aos poucos fui identificando padrões de manifestação física, energética, emocional, mental que se diferenciam do meu padrão normal, mas que indicam sinais para mim de que alguma coisa está acontecendo de diferente. Nem sempre é coisa negativa, há sinais que me tranquilizam, mesmo quando estou em situação caótica. Em outras situações o desconforto é intenso, muitas vezes me vejo envolvida em conflitos, incompreensões e percebo que nesses momentos preciso estar mais lúcida, procurando identificar que tipo de energia está presente no ambiente; na(s) pessoa(s) envolvida(s); se há intrusão de pensamentos; e se mantenho o meu padrão habitual de energia.

O processo é dinâmico, o sentir e o pensar se complementam, ao mesmo tempo em que minha percepção vai se ampliando. Nesse processo muitas informações, lembranças são acessadas, e brotam sentimentos diversos, muitas vezes confusos e dolorosos, mas nessa reflexão profunda sinto nitidamente a presença de uma energia superior, sinto que não estou sozinha, e é quando a mente se acalma, os sentimentos e pensamentos inadequados são substituídos por clareza do pensamento e a sensação é de bem estar. Frequentemente nessas ocasiões sou invadida por um sentimento intenso de gratidão.

Aprendi que o sentir pode ser refinado, e contribui para uma percepção mais aguçada. Quanto mais eu percebo, mais eu sinto a essência de mim mesma, das coisas, das pessoas, do universo ao redor, tanto dessa dimensão, quanto de outras dimensões e mais tenho condições de pensar, refletir, agir e falar à respeito.

Rosely Danin

Mar 11, 2018

autoterapia

Share