Autoconhecimento pela abordagem da Holoterapia Biodinâmica

Com este relato, pretendo compartilhar com o leitor a minha experiência e vivência na abordagem da Holoterapia Biodinâmica, como holociente, estudante, voluntária e profissional da mesma. Foi exatamente nessa ordem que iniciei minha trajetória na abordagem terapêutica da Holoterapia Biodinâmica. Tudo começou em Agosto de 2003 quando desembarquei em Porto Alegre. Na mesma semana fui convidada a participar do Curso de Formação do Holoterapeuta, depois no curso de parapsiquismo. Em seguida, comecei meu estágio e voluntariado.

Ao chegar na clínica fui recebida por uma equipe de profissionais dedicados, empenhados, apaixonados pelo que faziam. Era um total de seis pessoas, incluindo a criadora da abordagem e mais os apoiadores da ideia. Essas pessoas foram as pioneiras no início do trabalho em Porto Alegre. Muito aprendizado tive com todos, era maravilhoso ver o trabalho de equipe!

Vinda do RJ e com experiências e vivências terapêuticas e multidimensionais muito diferentes da proposta do Unimundo CIHB, inicialmente tive resistência, mas com o passar do tempo, com a vivência da abordagem, a resistência cedeu lugar a vontade de aprender e mudar. O processo de mudança foi e é continuo.

Tudo começou como já disse acima, com o curso de formação. Havia um grupo com um número razoável de pessoas, que se reuniam um final de semana por mês, durante três dias. Eram encontros e reencontros maravilhosos, onde a convivência grupal ensinou muito, principalmente quando levava-se em consideração a multidimensionalidade, como propõe a abordagem da Holoterapia Biodinâmica. O curso teve a duração de dois anos aproximadamente.

Ao final do primeiro encontro de formação de holoterapeutas, fui convidada a fazer parte do curso de parapsiquismo. Foi quando ocorreu minha experiência surreal. No primeiro dia em que participaria, tive uma dor de cabeça muito intensa. A sensação era de que estavam abrindo a minha cabeça, abrindo com as mãos e sem anestesia. Essa sensação durou exatamente duas semanas. Hoje sei que vivenciei a técnica do arcovoltaico e seus resultados. Já conhecedora do processo multidimensional, entendi que esse processo estava relacionado com o novo aprendizado, ou melhor dizendo, com a nova forma de aprender a lidar e trabalhar com a multidimensionalidade. O resultado foi exatamente o que eu pensava, a dor passou após duas aulas assistidas por mim. Talvez possam pensar que foi ignorância de minha parte, mas ao longo de minha existência aprendi a lidar com a dor e não mascará-la, se ela se apresenta é porque há aprendizado a ser assimilado. Antes de procurar qualquer medicamento, busco a causa, seja dentro de mim, ou através da medicina. Trata-se de uma postura de respeito ao meu organismo e a minha psiquê.

A partir daí fui vivenciando outras experiências. A Holoterapia Biodinâmica, além de ser uma abordagem que transcende o aqui e agora, também auxilia a tomarmos posse de nossa vida, posso dizer por experiência própria, tanto no aspecto emocional, energético, mental e físico.

Essa abordagem permite uma interação maior entre o profissional e o holociente. É uma relação horizontal, onde tanto o holoterapeuta quanto o holociente auxilam-se mutuamente no processo de autoconhecimento, sem que isso seja uma questão que impeça o bom desempenho da relação profissional.

A abordagem da Holoterapia Biodinâmica trabalha com o conceito de Maturidade e Imaturidade ou Adequado e Inadequado, no lugar do certo ou errado ou qualquer possibilidade de verdades absolutas. Isso auxiliou, e ainda auxilia no meu processo de autoconhecimento, pois ao longo do tempo fui aprendendo a ser mais condescendente comigo, sem ser autocorrupta. Consegui entender que a a autocrítica exacerbada é uma ferramenta impeditiva ao processo do autoconhecimento e que relativizando e se auto-aceitando, sem camuflagem, tudo fica mais viável.

Um outro ponto da abordagem da Holoterapia Biodinâmica muito importante para mim, é o fato dela considerar as várias existências, ou seja, ela considera as experiências vividas em outras vidas que são manifestadas de forma inconsciente. Esse processo é chamado de holomemória, ou seja, memória integral de todas as nossas vidas. É através da holomemória e da holobiografia*, que torna-se possível o trabalho de regressão. Mas a Holoterapia Biodinâmica não trabalha com regressão, o foco principal da abordagem é o autoconhecimento do indivíduo enquanto consciência.

A holomemória ela pode se manifestar de várias formas, através de insights, de associação de idéias, da retrocognição, mas para que tenhamos discernimento do que é realmente e o que fazer com a informação que se apresenta, a Holoterapia Biodinâmica diz, e eu assino embaixo como holociente da abordagem, que o autoconhecimento é uma ferramenta extremamente necessária para que o acesso à holomemória ocorra de forma natural e saudável. É importante saber o que se quer ao acessar a holomemória, como diria a holoterapeuta Maria Zuleika: “qual a sua intenção com a informação que receberá? Você está realmente pronto a acessar?”

Share